7 Questões que deve considerar na escolha de um Sales CRM

Há cada vez mais oferta de tecnologias que ajudam as equipas de marketing e vendas a otimizar as suas tarefas diárias. Se já começou a busca por estas ferramentas, o mais provável é que tenha encontrado dezenas, ou mesmo centenas, de diferentes softwares, cada um com as suas especificidades. Há também algumas questões essenciais que devem ser respondidas para que consiga encontrar a solução de Sales CRM ideal para a sua empresa. Conheça-as abaixo.

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O que é um CRM?

O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema que gere toda a relação com o cliente, visando a sua satisfação e fidelização a partir da automatização e organização de processos. Deste modo torna-se possível reduzir custos e aumentar os lucros do negócio.

Mas mais do que um software, o CRM é um mindset onde o marketing, as vendas e o serviço ao cliente andam de mãos dadas. Foi criado quando se reconheceu a necessidade de ajudar as empresas a gerir todo o ciclo de venda e de vida dos clientes.

Os avanços no mundo digital tornaram o CRM mais inteligente e sofisticado, e por isso este pode estar totalmente integrado com todos os canais de comunicação, ser automatizado, armazenar e analisar uma quantidade grande de dados. Contudo, é imprescindível um tratamento da informação que garanta a qualidade dos dados e potencie o sucesso do sistema.

A qualidade de um sistema CRM mede-se pela qualidade dos dados que este contém.

7 Questões que deve considerar na escolha de um Sales CRM

1 – Com que frequência é que a sua equipa costuma usar este tipo de ferramentas?

Se a sua empresa já usar algum tipo de sistema CRM, ou similar, é importante perceber qual a taxa de adoção da ferramenta no dia-a-dia da equipa de marketing e vendas. Caso não costumem usar o sistema, isto poderá indicar que a plataforma não é suficientemente user-friendly. Assim, é importante que a nova ferramenta seja simples e intuitiva de usar, e contenha features como o preenchimento automático de dados, a integração com o e-mail, a capacidade de drag-and-drop, entre outras.

2 – Como é o programa de treino e formação do fornecedor de CRM?

Ao escolher a nova solução, deve verificar sempre se está contemplado um programa de treino e de formação da plataforma. É crucial que a empresa aprenda a tirar o melhor proveito do novo CRM, para que seja um investimento que traga retorno e para que as equipas de marketing e vendas o usem no dia-a-dia.

3 – Quantas ferramentas externas de apoio é que a equipa terá de continuar a usar?

Atualmente, existem várias alternativas de integração entre ferramentas, como o Zapier, que podem fornecer algumas soluções para que haja completa interligação entre sistemas. No entanto, o ideal é escolher um CRM que tenha integrações nativas com as aplicações que a equipa de marketing e vendas usa no seu dia-a-dia, como a integração com o e-mail ou com o LinkedIn.

4 – Há limitações na utilização da versão mobile do CRM?

Um dos fatores essenciais para qualquer equipa de vendas é o acesso aos dados atualizados do CRM a qualquer momento e em qualquer local. Assim, é crucial que a plataforma escolhida tenha uma versão para mobile, como uma APP para smartphones e tablets. Caso contrário, a ferramenta não terá a interface otimizada para mobile e isto revelar-se-à um problema para os comerciais.

5 – Consigo obter e analisar dados que ajudem a tomada de decisão?

O CRM não é apenas mais uma aplicação. Deve ser uma ferramenta que reúne dados de diferentes dimensões relacionadas com o cliente, com o marketing e com as vendas, e que permite fazer análises detalhadas que ajudem a fundamentar a tomada de decisão. Assim, é importante analisar as capacidades de analítica e dashboards da plataforma.

6 – Com que facilidade consigo integrar o novo CRM com os outros sistemas da empresa?

As alternativas mais robustas de CRM costumam fornecer API que permitem integrar o sistema com o ERP e outras ferramentas já utilizadas pela empresa. É essencial que todos os sistemas estejam integrados, de modo a evitar ilhas de informação e dados duplicados.

7 – Quais os recursos que o fornecedor oferece para fomentar o sucesso de longo-prazo do projeto?

Há muitos fornecedores de CRM que incluem apenas um suporte mínimo à plataforma e cobram taxas muito elevadas por “suporte premium”. É crucial investir num fornecedor que ofereça suporte 24/7 e que a sua principal prioridade seja a construção de uma relação duradoura e de qualidade com a sua empresa, e não apenas o up-sell.

CRM: O software essencial para o sucesso

Quando bem utilizado, o CRM é um dos sistemas que mais contribuem para o crescimento da empresa.

Segundo um estudo da Cloudswave, 75% dos Gestores Comerciais admitem que o CRM os ajuda a conduzir e aumentar as vendas.

Com centenas de opções de Customer Relationship Management disponíveis no mercado, pode ser difícil perceber qual a melhor alternativa e saber se está a tomar a decisão certa para o seu negócio. Exatamente por este motivo, elaborámos o eBook “Como Escolher um CRM“, que guia esta jornada passo a passo, de modo a garantir que escolhe a melhor opção para a sua empresa.

Nestas situações é também fundamental procurar especialistas em MarTech (marketing technologies), como a Liminal, que saibam como ajudar na escolha e implementação de um sistema CRM.

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