6 Estratégias para aumentar as leads de Marketing

Gerar leads de marketing, que evoluam para leads de vendas qualificadas, é o grande objetivo de qualquer empresa que queira apostar em Inbound Marketing. Atualmente, é necessário apostar em tecnologia que apoie esta estratégia e maximize os seus efeitos. Descubra abaixo como plataformas de Automação, como o Zoho Marketing Hub, poderão apoiar a sua equipa de marketing na geração de leads.

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Como aumentar as leads de Marketing com Automação

1 – Usar smart pop-ups com mensagens personalizadas

O Zoho MarketingHub tem uma funcionalidade de smart pop-ups que permite que os pop-ups sejam despoletados apenas em determinadas condições e páginas. Por exemplo, é possível despoletar um pop-up específico para os utilizadores que estiveram mais de 10 segundos a consultar a página de pricing e despoletar um pop-up diferente para os utilizadores que chegaram ao website através de pesquisa orgânica. Isto permite desenvolver mensagens muito mais específicas para cada utilizador e, assim, facilitar a conversão.

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2 – Perceber quais os canais e páginas que têm melhores resultados

Esta análise deve ser acompanhada de perto por qualquer marketeer mas torna-se difícil quando é necessário analisar cada canal individualmente. O Zoho MarketingHub permite agregar num só local várias fontes para que sejam analisadas lado a lado. Depois, é só perceber quais os canais e as páginas que estão a gerar mais leads e visitas e investir nestes recursos.

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3 – Criar caminhos de nutrição específicos para cada lead

A nutrição de cada lead é um ponto fulcral no Inbound Marketing. Afinal, devemos oferecer informação valiosa a cada utilizador antes de pedir algo em troca. No Inbound, cada lead deve ser nutrida até estar pronta para entrar nas etapas de Vendas do funil, às vezes durante vários meses. O Zoho MarketingHub permite criar vários caminhos de nutrição, personalizados para cada contacto ou grupo de utilizadores. Pode ser criado, por exemplo, um caminho de nutrição com 5 emails educativos sobre algum tema e uma chamada telefónica no fim, para entender o que o utilizador achou deste conteúdo e perceber se existe uma oportunidade comercial. Tudo isto, de modo automático.

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4 – Interagir com os utilizadores através de vários canais

Mais do que nunca, é importante utilizar vários canais para interagir com o público, de modo a chegar a mais pessoas e entender o que funciona melhor. Plataformas como o Zoho MarketingHub facilitam o marketing multi-channel ao integrarem, num único local Email Marketing, SMS Marketing e Social Media Marketing. A integração com o CRM permite perceber que campanhas é que cada contacto recebeu e, assim, ter sempre um histórico atualizado das interações com cada utilizador.

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5 – Enviar autoresponders personalizados

Os autoresponders são mais uma funcionalidade de Automação de Marketing que permitem interagir com cada contacto de modo personalizado. Com os autoresponders torna-se possível fazer seguimentos específicos consoante a atividade de cada contacto a um determinado e-mail. Por exemplo, é possível enviar um e-mail de seguimento aos contactos que clicaram num determinado llink no e-mail e outro aos contactos que apenas o abriram. Isto permite fazer um seguimento muito mais individualizado a cada campanha de e-mail enviada. É ainda possível criar autoresponders cíclicos, para o lançamento de campanhas sazonais ou para comemorar alguma data, por exemplo.

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6 – Acompanhar os estágios de qualificação de leads

É importantíssimo para a equipa de marketing entender qual a quantidade de leads que se encontra em cada estágio do funil de marketing e vendas. Apenas ao entender estes KPI se torna possível alinhar uma estratégia para aumentar as taxas de conversão. Por exemplo, se houver muitas leads que se encontrem nas etapas iniciais do funil, a equipa de marketing poderá focar-se em produzir blogposts e conteúdo de topo de funil, enquanto que se houver muitas leads nos estágios finais do funil, a equipa de marketing deve produzir conteúdo que ajude a equipa de vendas a converter estas leads em oportunidades de negócio, como Casos de Sucesso ou vídeos de demonstração de produto. O Zoho MarketingHub permite controlar estas métricas em tempo real e de forma automática, para que a equipa de marketing e vendas se foque no que realmente interessa.

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Veja o Zoho MarketingHub em ação

A Liminal trabalha diariamente para guiar a sua empresa durante este processo proporcionando soluções aplicadas ao nível das marketing technologies (MarTech). Aconselhamos sobre qual a melhor solução para si de acordo com as suas necessidades de negócio. Desta maneira, sabe que fez a escolha certa.

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