5 Tendências de Marketing para 2019

O ano de 2019 será o ano da intersecção entre marketing, vendas e tecnologia. O ponto comum entre todas as tendências deste ano é a tecnologia, quer seja pela utilização de plataformas de automação de marketing, para automatizar e aumentar a taxa de conversão, ou pela integração do CRM enquanto fator essencial para melhorar a experiência do cliente. Entre as grandes tendências, destacam-se a utilização de Big Data e Artificial Intelligence, o Account-Based Marketing ou o Conversational Selling. Conheça-as todas abaixo.

As 5 tendências de Marketing para 2019

1 – Account-Based Marketing

A grande maioria dos gestores e marketeers de negócios B2B afirmam que uma estratégia de ABM lhes permitiu não só aumentar o ROI, face às atividades de marketing tradicionais, como também permite uma maior retenção de clientes e mais possibilidades de upsell.

As estratégias de ABM continuarão a ser uma forte tendência de marketing B2B para 2019, sendo que, de acordo com a Brafton, 60% das marcas B2B estão a ponderar implementar uma estratégia de Account-Based Marketing num futuro próximo.

2 – Integração com Plataformas de Automação de Marketing

Atualmente, tornou-se praticamente impossível falar de content marketing sem fazer uma associação com a automação de marketing. Estas plataformas permitem coordenar e automatizar todas as operações de contacto com o cliente, tanto por iniciativa de marketing como por iniciativa das vendas, mantendo-se assim como uma das grandes tendências para 2019.

3 – A experiência do cliente em 1º lugar

Com o aumento do acesso à informação, temos vindo a assistir a uma forte transformação dos comportamentos dos consumidores, na qual a experiência ganha um lugar de grande destaque na construção de opiniões sobre as marcas.

De acordo com a Google, cerca de 46% dos compradores são millennials. Sendo que este grupo demográfico cresceu envolvido pelos ambientes digitais, as elevadas expetativas face às experiências estão enraizadas nos seus hábitos de consumo, pelo que a existência de comentários negativos online ou a falta de referências sobre uma marca podem ser catastróficas. Deste modo, é importante que a criação de experiências positivas e impactantes seja um dos focos das estratégias de marketing em 2019.

4 – Big Data e Inteligência Artificial

Outra das tendências fortes para 2019 está relacionada com a aplicação de AI à Big Data. Muitos marketeers têm recolhido grandes quantidades de dados, no entanto, nem sempre conseguem transformá-los em insights úteis. Através das tecnologias de marketing baseadas em Inteligência Artificial, as empresas conseguem analisar padrões nos comportamentos do consumidor a fim de criarem conteúdo personalizado para que cada conteúdo chegue ao cliente no momento ideal e pelo canal preferencial, aumentando assim as taxas de conversão.

5 – Conversational Selling

Antigamente, as vendas eram efetuadas mediante uma interação cara-a-cara, através da qual os comerciantes conversavam com os seus potenciais clientes, identificavam as suas dores e a partir daí propunham uma solução. Porém, hoje sabemos que a preferência generalizada pela comodidade das tecnologias veio destronar as interações pessoais.

Desta forma, através do uso de aplicações e redes sociais as empresas podem aplicar estratégias de vendas conversacionais, que lhes permitem atrair visitantes ao seu website, convertê-los em leads, direcionar conteúdo personalizado, estabelecer relações entre os prospects e as equipas de vendas e ainda melhorar a retenção de clientes.

De forma a garantir a personalização das conversas é importante a utilização de um CRM: uma plataforma de gestão de dados dos clientes acessível a toda a equipa. Assim, através do alinhamento entre as preferências de compra do cliente e as interações em tempo real, é possível fornecer uma experiência mais relevante a cada comprador.

A sua empresa está preparada?

Estará o seu negócio preparado para o novo ano? Para o ajudar a descobrir preparámos um ebook com Os 10 Mandamentos para a Transformação Digital.

Tendências marketing, 2019, tendências, tendências marketing 2019, Account-Based Marketing, Automação de Marketing, CRM
Feedback
3.7 de 5 estrelas. 3 votos.
O meu feedback:

Um comentário Adicione o seu

Deixar uma resposta