O ano de 2019 será o ano da intersecção entre marketing, vendas e tecnologia. O ponto comum entre todas as tendências deste ano é a tecnologia, quer seja pela utilização de plataformas de automação de marketing, para automatizar e aumentar a taxa de conversão, ou pela integração do CRM enquanto fator essencial para melhorar a experiência do cliente. Entre as grandes tendências, destacam-se a utilização de Big Data e Artificial Intelligence, o Account-Based Marketing ou o Conversational Selling. Conheça-as todas abaixo.
As 5 tendências de Marketing para 2019
1 – Account-Based Marketing
A grande maioria dos gestores e marketeers de negócios B2B afirmam que uma estratégia de ABM lhes permitiu não só aumentar o ROI, face às atividades de marketing tradicionais, como também permite uma maior retenção de clientes e mais possibilidades de upsell.
As estratégias de ABM continuarão a ser uma forte tendência de marketing B2B para 2019, sendo que, de acordo com a Brafton, 60% das marcas B2B estão a ponderar implementar uma estratégia de Account-Based Marketing num futuro próximo.
2 – Integração com Plataformas de Automação de Marketing
Atualmente, tornou-se praticamente impossível falar de content marketing sem fazer uma associação com a automação de marketing. Estas plataformas permitem coordenar e automatizar todas as operações de contacto com o cliente, tanto por iniciativa de marketing como por iniciativa das vendas, mantendo-se assim como uma das grandes tendências para 2019.
3 – A experiência do cliente em 1º lugar
Com o aumento do acesso à informação, temos vindo a assistir a uma forte transformação dos comportamentos dos consumidores, na qual a experiência ganha um lugar de grande destaque na construção de opiniões sobre as marcas.
De acordo com a Google, cerca de 46% dos compradores são millennials. Sendo que este grupo demográfico cresceu envolvido pelos ambientes digitais, as elevadas expetativas face às experiências estão enraizadas nos seus hábitos de consumo, pelo que a existência de comentários negativos online ou a falta de referências sobre uma marca podem ser catastróficas. Deste modo, é importante que a criação de experiências positivas e impactantes seja um dos focos das estratégias de marketing em 2019.
4 – Big Data e Inteligência Artificial
Outra das tendências fortes para 2019 está relacionada com a aplicação de AI à Big Data. Muitos marketeers têm recolhido grandes quantidades de dados, no entanto, nem sempre conseguem transformá-los em insights úteis. Através das tecnologias de marketing baseadas em Inteligência Artificial, as empresas conseguem analisar padrões nos comportamentos do consumidor a fim de criarem conteúdo personalizado para que cada conteúdo chegue ao cliente no momento ideal e pelo canal preferencial, aumentando assim as taxas de conversão.
5 – Conversational Selling
Antigamente, as vendas eram efetuadas mediante uma interação cara-a-cara, através da qual os comerciantes conversavam com os seus potenciais clientes, identificavam as suas dores e a partir daí propunham uma solução. Porém, hoje sabemos que a preferência generalizada pela comodidade das tecnologias veio destronar as interações pessoais.
Desta forma, através do uso de aplicações e redes sociais as empresas podem aplicar estratégias de vendas conversacionais, que lhes permitem atrair visitantes ao seu website, convertê-los em leads, direcionar conteúdo personalizado, estabelecer relações entre os prospects e as equipas de vendas e ainda melhorar a retenção de clientes.
De forma a garantir a personalização das conversas é importante a utilização de um CRM: uma plataforma de gestão de dados dos clientes acessível a toda a equipa. Assim, através do alinhamento entre as preferências de compra do cliente e as interações em tempo real, é possível fornecer uma experiência mais relevante a cada comprador.
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