5 funções que o seu Sistema de Automação de Marketing deve ter

As plataformas de automação de marketing (MAP) têm vindo a destacar-se no mercado e posicionam-se como uma martech (tecnologia de marketing) de grande importância para muitas empresas. Atualmente, a dependência por este tipo de plataformas é enorme e muitas organizações já não conseguem realizar as sua ações diárias de marketing sem as mesmas. No entanto, para garantir a eficácia do sistema de automação de marketing, há algumas funções essenciais que a ferramenta deve conter. Conheça-as abaixo.

As Plataformas de Automação de Marketing

A maneira mais rápida e fácil de gerir leads, nutri-las e convertê-las em clientes é através de uma MAP. Porém, o caminho para o sucesso pressupõe uma utilização correta da mesma, tendo em conta a estratégia e os objetivos empresariais previamente definidos.

HubSpot, Ontraport, Keap e Zoho são algumas das plataformas mais conhecidas.

5 Funções Essenciais de um Sistema de Automação de Marketing

Existem algumas funções-base que são essenciais para o bom funcionamento de uma plataforma de automação de marketing, nomeadamente a Gestão de Leads, integração com CRM, Email Marketing, Reporting e Gestão de Conteúdos.

1. Gestão de Leads

Esta função é indispensável à automação de marketing, sendo das mais importantes. Pressupõe o uso do tracking online para a identificação de leads e, consequentemente, a gestão das mesmas, ou seja, scoring e nutrição. Esta função permitirá qualificar cada lead e permitir que apenas as que fazem match com o perfil ideal de cliente e persona sejam passadas às Vendas. Após esta diferenciação, as leads com maior grading e scoring devem ser um alvo a nutrir, através do estabelecimento de um contacto direto e eficaz, para a criação de uma relação duradoura e desejada com as mesmas.

2. Integração com Customer Relationship Management (CRM)

A integração com um software de CRM é uma mais-valia e potencia a ação de uma plataforma de automação de marketing. Através desta integração, torna-se possível a gestão eficiente da relação com os clientes de uma maneira estratégica e coerente com o planeamento de marketing. Além disso, a partir do momento em que um formulário é submetido no website, torna-se possível fazer o tracking de todos os touchpoints daquele utilizador, incluindo que páginas visitou, quanto tempo despendeu em cada página ou onde clicou. Com o registo de todas estas informações no histórico do CRM, a equipa de Vendas consegue adaptar e personalizar a sua abordagem a cada lead e, assim, maximizar o potencial de venda.

3. Email Marketing e Gestão de Campanhas

Muitos dos touchpoints com as leads serão feitos através de email marketing. Assim, é importantíssimo que este processo seja monitorizado e registado no histórico de cada contacto. A realização de campanhas de identificação e nutrição de leads deve ser uma prioridade para o profissional de marketing, bem como, a criação de sequências de emails personalizadas e o agendamento das mesmas. O registo dos dados obtidos através do email marketing deve ser fruto de uma análise intensa e os resultados extraídos devem influenciar a estratégia a utilizar futuramente.

4. Reporting e Analítica

A recolha, registo e análise de dados é um processo vital para a definição de uma estratégia adequada e de sucesso. Todos os dados devem ser vistos como informação benéfica para a empresa, numa lógica de melhoria contínua.

5. Gestão de Conteúdos

A criação de conteúdos ganhou uma nova vida com o nascimento do novo consumidor. O novo consumidor gosta de se manter informado e saber mais sobre os seus temas de interesse. Identificada esta oportunidade, e tendo por base a captação de leads, cada vez mais empresas optaram pela criação de um blog e modificaram a sua estratégia de comunicação nas redes sociais, fornecendo frequentemente a informação desejada pelo seu público. O uso de SEO é fundamental para esta função e deve ser uma prioridade para a equipa de marketing, pois o conteúdo de interesse não é eficaz se não for de fácil acesso. Aconselha-se o uso de palavras chave e o conhecimento das normas base de Search Engine Optimization.

Quer saber qual a plataforma de automação ideal para a sua empresa?

Implementar uma MAP é muitas vezes encarado como um investimento de risco. Na Liminal, ajudamos a sua empresa a perceber qual a plataforma que mais se adequa à sua realidade e guiamos e acompanhamos a sua organização durante todo o processo, para ter a certeza que esta ferramenta contribui para o sucesso do negócio.

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