O Marketing continua a evoluir a um ritmo alucinante. Há novas tendências relacionadas com tecnologias como a Inteligência Artificial a invadir o dia-a-dia dos Marketeers. Mas há também antigas práticas e estratégias que se mantêm relevantes em 2023. Descubra abaixo 5 estatísticas de Marketing que vão ajudar a guiar a estratégia da sua empresa.
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5 Estatísticas de Marketing que precisa conhecer
1. O SEO continua a ser uma arma potente
“Quase 70% de todas as experiências online começam com uma pesquisa.”
– BrightEdge Research
Muitas vezes, não percebemos a frequência com que recorremos aos motores de busca ao longo do dia. Não se trata apenas de fazer uma simples pesquisa no Google, mas também de fazer perguntas à Siri enquanto estamos em movimento, utilizar a função de pesquisa no Instagram ou recorrer rapidamente à internet para encontrar uma receita ou descobrir em que filme um determinado ator participou.
A verdade é que quase 70% das experiências online têm início nos motores de busca, tornando o SEO a ferramenta mais importante para fortalecer a presença online e direcionar essas pesquisas para o website da empresa.
Em 2023, o SEO deve continuar a ser valorizado e há algumas ações importantes que devem ser feitas:
- Continuar a criar e partilhar conteúdo relevante e valioso, transformando artigos extensos em informações curtas que podem ser partilhadas nas redes sociais e noutras plataformas.
- Desenvolver uma estratégia de palavras-chave que oriente o conteúdo em torno dos termos de pesquisa mais relevantes.
- Inserir links internos e externos de alta qualidade no conteúdo.
- Prestar atenção aos Core Web Vitals do Google, como a velocidade de carregamento da página do seu site ou a adaptação a diferentes dispositivos e tamanhos de ecrã.
2. As opiniões e o Word of Mouth continuam a ser importantes
“Landing Pages que contêm testemunhos de clientes têm mais 30% de taxa de conversão.”
– WikiJob
A convicção de que “as pessoas compram a pessoas” é um conceito muito importante. Uma excelente maneira de humanizar a comunicação das empresas é através da utilização dos seus membros da equipa como imagem da marca e também através da partilha de recomendações, avaliações e testemunhos de clientes.
3. A importância dos vídeos curtos numa estratégia de Marketing
“90% dos marketeers planeiam aumentar o investimento na utilização de vídeos curtos em 2023. É também a tendência de Marketing com maior ROI segundo os Marketeers.”
– HubSpot
Os vídeos curtos têm sido cada vez mais utilizados na estratégia de Marketing, e prevê-se que este crescimento continue a aumentar nos próximos tempos. É expectável que vídeos de Tik Tok, Instagram Reels, Stories e YouTube Clips sejam cada vez mais utilizados pelos Marketeers.
4. Os blogs continuam relevantes
“O marketing de conteúdo custa 60% menos que o marketing tradicional e pode gerar até 3 vezes mais leads.”
– 99Firms
Um blog é uma ferramenta que as empresas podem utilizar para comunicar com o seu público, inspirá-lo e oferecer valor por meio de guias, detalhes dos bastidores e conselhos sobre o uso dos seus produtos ou serviços.
E as estatísticas comprovam que ter um blog ainda é considerado uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Além de contribuir para o SEO da empresa, o blog proporciona uma ampla quantidade de conteúdo para partilhar nas redes sociais e por e-mail marketing, gerando três vezes mais leads do que estratégias de marketing tradicional, e com um custo de produção cerca de 60% menor.
5. O Email Marketing é um dos canais mais importantes para qualquer empresa
“O E-mail Marketing gera um ROI de 36$ por cada 1$ gasto”.
– HubSpot
Há novos canais que podem ser utilizados pelos Marketeers, como redes sociais como o Tik Tok ou os recentes grupos de comunicação do Instagram, mas o “velhinho” E-mail Marketing continua a ser um dos canais de Marketing que têm maior ROI: 36$ por cada 1$ gasto. Por isto mesmo, independentemente da empresa ser B2B ou B2C, é importante continuar a apostar em E-mail Marketing, bem como em adoptar uma ferramenta de E-mail Marketing robusta, que permita, por exemplo, comunicar de forma segmentada com o público-alvo.
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