A plataforma CMS (Content Management System) certa para o seu negócio alinhar-se-á às necessidades e objetivos do seu site. Alguns dos fatores mais importantes a considerar são: a facilidade de uso, a personalização, a segurança, o preço e a relevância no mercado.
E se o seu website se adaptasse ao utilizador que o visita?
Se uma plataforma oferece as funcionalidades exatas que necessita, mas está fora do seu orçamento, não será uma boa escolha. Por outro lado, se uma plataforma é barata mas exige muita manutenção e extensões, também não será a opção ideal.
Facilidade de uso
A facilidade de uso é um fator essencial a ser considerado ao selecionar um Content Management System, pois afetará a taxa de adoção do sistema e os fluxos de trabalho a parametrizar. A plataforma ideal terá que ser fácil de utilizar para todas as partes interessadas da sua equipa.
O CMS ideal disponibiliza um editor WYSIWYG, para que os editores de conteúdo criem e editem rapidamente o conteúdo e respetivos módulos, e, posteriormente, os desenvolvedores poderem adicionar o código personalizado necessário.
Personalização
Embora a facilidade de uso possa ser mais relevante do que a personalização na hora de escolher um CMS, o ideal é que a solução selecionada disponibilize ambos.
No âmbito da personalização, é importante identificar quais as opções de personalização que estão incorporadas no dashboard de edição, quantas extensões estão disponíveis e se é possível editar o código da fonte.
Segurança e Velocidade
Uma plataforma de CMS terá que garantir que o conteúdo, os utilizadores e os visitantes do website estão seguros. Ao avaliar diferentes soluções, algumas perguntas no âmbito de segurança a colocar são:
- Existe a necessidade de fazer o backup do website de forma manual?
- As atualizações do website também são manuais?
- É necessário instalar complementos de segurança?
- É necessário comprar um certificado SSL?
Como em regra geral, os clientes de um Content Management System não estão familiarizados com as práticas recomendadas de proteção de sites, irá necessitar de protocolos de segurança e recursos para manter o site seguro.
Além disso, é cada vez mais importante garantir a velocidade de carregamento das páginas e que o CMS que escolhe contribui para cumprir os Web Vitals mínimos recomendados pela Google. Caso isto não se verifique, terá uma grande penalização nos resultados por pesquisa orgânica e, provavelmente, os seus potenciais clientes serão desviados para sites concorrentes do seu negócio.
Pricing
Quando se trata de um CMS, os principais requisitos procurados são as respostas às necessidades de utilização e parametrização, às expectativas dos visitantes e ao seu orçamento. Muitas plataformas disponíveis no mercado oferecem diferentes níveis de planos com recursos que vão aumentando em cada versão, como o CMS gratuito da HubSpot.
Relevância no mercado
Outra forma de escolher um sistema CMS é analisar a lista atual dos seus clientes bem-sucedidos, como grandes marcas ou até mesmo concorrentes. Se marcas de confiança em setores semelhantes ao seu utilizam um determinado CMS, isso pode significar que os recursos da plataforma poderão ser valiosos para a sua empresa.
Estes critérios podem ser classificados de diferentes formas no processo de seleção, mas cada um é importante para escolher um CMS que possa apoiar e crescer os seus negócios.
O CMS Hub da HubSpot
O CMS Hub é um sistema de gestão de conteúdo para a criação de sites personalizados e de alta conversão. Foi projetado para ajudar as empresas a criar e gerir facilmente um site otimizado para todos os dispositivos e visitantes. Inclui várias funcionalidades desde a hospedagem do domínio, diversos temas customizáveis, conteúdo dinâmico, edição de páginas drag and drop, entre outros recursos, que são alimentados pela plataforma de CRM da HubSpot. Através do CMS Hub é possível disponibilizar uma experiência personalizada e segura aos visitantes do seu website.
A sua interface intuitiva, faz do CMS Hub uma ferramenta adaptável tanto às necessidades dos profissionais de marketing como às necessidades de desenvolvedores e profissionais de IT, tanto de pequenas como de médias e grandes empresas.
Facilidade de uso do CMS Hub
O CMS Hub é a plataforma ideal para utilizadores com pouco ou nenhum conhecimento técnico para desenvolver sites personalizados. Através do CMS Hub é possível gerir, otimizar e acompanhar o desempenho do conteúdo do seu site através da mesma plataforma.
Como o CMS Hub integra as ferramentas de marketing, vendas e serviços da HubSpot, é possível capturar leads, executar testes A/B e criar campanhas de e-mail.
Através do CMS Hub Professional é ainda possível criar conteúdo dinâmico para diferentes versões de páginas do site, landing pages, e-mails e formulários através de critérios específicos presentes nas fichas de contactos.
Para aprender a utilizar a plataforma o mais rápido possível, o CMS Hub inclui pop-ups e sugestões de dicas de ferramentas para guiá-lo passo a passo na criação de páginas, na otimização do seu conteúdo para mecanismos de pesquisa, na adição de live chat site e muito mais.
Personalização do CMS Hub
Apesar da variedade de funcionalidade do HubSpot CMS, poderá querer integrar esta plataforma com outras tecnologias da sua MarTech Stack. Integrar estas tecnologias com o HubSpot significa que os dados do seu negócio estarão acessíveis num único sítio. Para classificar todos estes produtos do Marketplace da HubSpot poderá filtrar por preço, categoria e finalidade, ver ao vivo casos de uso e ler avaliações para garantir que está a selecionar a aplicação certa para as suas necessidades.
Para além disso, terá oportunidade de escolher entre mais de 3 500 templates, gratuitos e pagos, para alterar a aparência do seu site. Cada template é otimizado para diferentes dispositivos e disponibiliza uma ferramenta drag and drop para adicionar e organizar blocos de texto, CTAs e muito mais.
Qual o nível de segurança do CMS Hub?
Uma vantagem do ecossistema HubSpot é que não terá que se preocupar com níveis adicionais de segurança do website. Ao contrário das plataformas Content Management System de código aberto, a HubSpot tem uma parceria seletiva com fornecedores e aplicações de terceiros que se podem integrar com os portais existentes do sistema. Ou seja, não terá que se preocupar com a compatibilidade ou manutenção de plug-ins para garantir a segurança do seu site. Os recursos de segurança do CMS Hub incluem um CDN global e um Web Application Firewall, a par de uma equipa dedicada para manter o site protegido contra ataques DdoS, hackers e outras anomalias.
Rapidez na velocidade de carregamento das páginas
Este é um dos grandes pontos fortes do HubSpot CMS Hub. Toda a plataforma está construída para que a velocidade de carregamento das páginas seja otimizada, o que ajudará a melhorar os resultados de SEO. Algumas das ferramentas que asseguram a performance de rapidez de carregamento e segurança do CMS Hub:
- CDN (Content Delivery Network) Global com 99,9% de uptime;
- Monitorização de segurança 24/7 e deteção de ameaças;
- Certificado SSL;
- Suporte AMP para blogposts;
- Otimização Mobile (Responsive Website);
- Web Application Firewall.
Além da velocidade do website, a tarefa de otimizar os elementos que fazem parte do On-Page SEO – como a title tag, a meta description ou as heading tags – é simples de fazer no HubSpot. Todos estes elementos estão disponíveis à distância de um simples clique, o que torna a otimização rápida de fazer.
Se o seu website for rápido e seguro, oferecerá uma melhor experiência aos seus clientes. Assim, conseguirá obter cada vez mais visitantes e, por conseguinte, gerar mais leads e vendas.
Quanto custa o CMS Hub?
O principal objetivo do CMS Hub é adequar-se ao tamanho e às necessidades de cada empresa, permitindo que possa começar em qualquer versão do sistema e ir progredindo no negócio através das suas funcionalidades.
Os valores do CMS Hub têm por base uma mensalidade de 21€/mês na versão Starter, 331€/mês na versão Professional e 1 104€/mês na versão Enterprise.
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Enquanto especialistas em MarTech (tecnologias de Marketing) e parceiros HubSpot em Portugal, a Liminal possui todas as competências, tanto de IT quanto de Marketing, para acompanhar a criação e desenvolvimento do seu site, desde a fase de estratégia e inclusão da proposta de valor no site, até à fase de programação, personalização e lançamento.
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