5 benefícios de integrar o HubSpot com o seu CRM

Se já usou HubSpot, o título deste artigo poderá ter gerado alguma confusão. “O HubSpot não é um CRM?” Sim, o HubSpot tem um módulo de CRM integrado na plataforma, na qual assenta todo o poder de Automação de Marketing – o verdadeiro “core” do HubSpot. Muitas empresas escolhem usar o CRM do HubSpot para gerir o funil de Marketing e Vendas mas há casos de empresas que usam, por exemplo, o CRM do Microsoft Dynamics, ou o Salesforce e desejam usar o HubSpot, essencialmente, enquanto plataforma de Automação de Marketing. É exatamente nesta situação que os benefícios abaixo se aplicam. Conheça todos os benefícios de integrar o HubSpot com o seu CRM atual.

5 benefícios de integrar o HubSpot com o seu CRM

1 – Personalize a experiência de cada contacto

Ao integrar o HubSpot com o CRM conseguirá criar mensagens relevantes e personalizadas para cada contacto, graças à capacidade de incorporação de preferências, histórico e interações em cada touchpoint de comunicação. Assim, terá a certeza que a informação recolhida sobre cada contacto será usada para comunicar da melhor forma com cada um. Isto porque, ao longo do tempo, o HubSpot recolhe dados como:

  • Através de que canal é que os utilizadores chegaram ao seu site;
  • Qual a hora e dia em que o seu site recebe mais visitas;
  • Quais as páginas mais visitadas;
  • Qual o conteúdo que tem mais downloads;
  • Qual o tempo que cada utilizador passou em cada página;
  • Quais as páginas que ajudaram à conversão de cada contacto.

Ao unir toda esta informação disponível no HubSpot aos dados que já tem no CRM, terá tudo o que necessita para garantir que o conteúdo certo é enviado à pessoa certa, no momento mais adequado. Poderá usar estes dados para criar campanhas segmentadas ou sequências de e-mails específicas para os contactos que visualizaram uma detemerminada página, por exemplo.

De acordo com o Aberdeen Group, os e-mails personalizados têm uma CTR 14% superior e taxas de conversão de mais de 10%, quando comparados com e-mails sem nenhum tipo de personalização.

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2 – Faça a nutrição da relação com cada cliente

Imagine que a sua equipa de Vendas têm uma lista de 20 contas, identificadas no CRM, que deixaram de responder a meio do processo de decisão de compra. Provavelmente, estas empresas ainda não se encontram no momento certo para concluir a compra e terão de ser nutridas com conteúdo útil, que fomente a tomada de decisão. Nestes casos, poderão ser usadas sequências de nutrição do HubSpot para ajudar a gerir a relação com cada cliente.

Segundo a HubSpot, as empresas que incorporam a nutrição de leads na sua estratégia de marketing veem a sua receita aumentar 10% ou mais, nos primeiros 6 a 9 meses.

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3 – Entenda os sinais de intenção de compra dos clientes com o Lead Scoring

A integração entre o HubSpot e o CRM ajudará a equipa de vendas a definir quais as leads mais prioritárias, ao registar quais os contactos que apresentam maior buying intent.

O HubSpot simplifica este processo através do Lead Scoring, ao atribuir um scoring maior aos contactos que apresentam determinado comportamento online, como o tempo gasto em determinada página, interação com o conteúdo ou links clicados, por exemplo. Para cada ação é atribuída uma determinada pontuação e, quando é atingido um determinado scoring, tipicamente 100, é gerado automaticamente um alerta que avisa a equipa comercial que aquela lead tem apresentado comportamentos de intenção de compra e, portanto, poderá ser um bom timing para a contactar.

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4 – Reduza o ciclo de vendas e poupe tempo

Segunndo a Lynton, nos últimos 5 anos, o típico ciclo de vendas aumentou 22%, uma vez que cada vez há mais intervenientes envolvidos na tomada de decisão. Este ciclo pode ser ainda mais complexo se as leads forem enviadas para a equipa de Vendas antes de estarem prontas para comprar algo.

A integração entre o HubSpot e o CRM pode encurtar o ciclo de vendas, enviando as leads para a equipa comercial apenas quando apresentam sinais de intenção de compra e nutrindo-as com comunicação relevante e personalizada até que apresentem esses sinais.

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5 – Analise os resultados com o Closed Loop Report

Para que a equipa de marketing produza conteúdo útil para a equipa de vendas, é essencial que saiba quais os conteúdos que têm melhores resultados e também qual o feedback dos clientes. O relatório que analisa os dados de marketing e vendas enquanto um só chama-se Closed Loop Report, e quando o HubSpot e o CRM estão integrados, torna-se muito mais fácil obter estes KPI.

Com o Closed Loop torna-se possível perceber quais os esforços de marketing que contribuiram mais para as Vendas, e também como têm evoluído as leads que foram passadas à equipa comercial. Deste modo, torna-se possível alinhar as duas equipas e garantir que estas trabalham em uníssono para atingir o mesmo objetivo: aumentar as vendas.

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Integre o HubSpot e o CRM

Quer esteja a ponderar integrar o seu CRM com o HubSpot, ou migrar os seus contactos para o módulo de CRM do HubSpot, o poder de usar estes dois sistemas em conjunto é notável. Apenas ao usar CRM e Automação de Marketing se torna possível personalizar a experiência de cada cliente, de forma automatizada e relevante.

Enquanto parceiro HubSpot em Portugal, e especialista em tecnologias de marketing, a Liminal detém as competências necessárias para garantir que a integração entre HubSpot e CRM é feita de forma eficaz e sem falhas.

Fale connosco e personalize a experiência dos seus clientes, ao integrar HubSpot e CRM.

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