4 Tendências de Inteligência Artificial para 2024

Inteligência Artificial, Tendências Inteligência Artificial, IA, Liminal

A Inteligência Artificial é, por si só, uma tendência tecnológica que se tem expandido. Mas dentro desta área, há várias vertentes que se encontram em desenvolvimento e algumas que se destacam e fazem com que a Inteligência Artificial invada outros quadrantes. Conheça neste blogpost quais as principais tendências de Inteligência Artificial.

eBook: O que Procurar num Gestor de Marketing Digital

O que é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA), que tem ganho cada vez mais popularidade, é uma tecnologia que permite a sistemas e softwares simularem a inteligência humana, sendo já possível os sistemas tomarem decisões de forma autónoma, com base no histórico anterior de ações que foram sendo aprendidas. Segundo John McCarthy, num paper de 2004, a Inteligência Artificial “é a ciência e a engenharia de criar máquinas inteligentes, particularmente sistemas de computador inteligentes. Está relacionada com a tarefa de usar computadores para entender a inteligência humana, mas a IA não precisa de se limitar a métodos que são biologicamente observáveis.”

A história da Inteligência Artificial remonta ao início dos computadores, em 1950, com Alan Turing. No seu trabalho “Computing Machinery and Intelligence“, Turing levanta a questão “Podem as máquinas pensar?”. Nesse contexto, é criado o “Turing Test”, onde um humano tenta distinguir entre texto criado por humanos e texto criado por computador. É neste momento que começam os primeiros passos da Inteligência Artificial.

Atualmente uma das áreas que mais tem crescido na Inteligência Artificial são os modelos generativos. Estes modelos referem-se a modelos deep-learning – redes neuronais de Machine Learning que, a partir de uma grande quantidade de dados e depois de várias camadas de processamento de dados com a ajuda de algoritmos, permitem que o computador aprenda por si mesmo e execute tarefas semelhantes às dos seres humanos. A capacidade de processar grandes quantidades de dados elimina grande parte da intervenção humana que seria necessária para tratar estes conjuntos de dados. Resumindo, o Deep Learning pode ser definido como “Machine Learning escalável”.

Os modelos generativos são, então, modelos de Deep Learning que pegam em dados não tratados e “aprendem” para conseguir gerar outputs estatisticamente prováveis sempre que solicitado. Um dos mais conhecidos é o GPT-4, usado no ChatGPT.

4 Tendências de Inteligência Artificial para 2024

1 – A democratização da IA

Cada vez surgem mais ferramentas baseadas em IA para a criação de texto, imagens, vídeo, áudio, e muito mais. O aparecimento destas ferramentas faz com que a IA passe a estar disponível para qualquer empresa, desde as organizações de maior dimensão, até às micro empresas. A popularização de plataformas como o ChatGPT faz com que qualquer pessoa consiga ser introduzida ao mundo da IA e a comece a usar no seu dia-a-dia. Segundo um estudo de 2023 da Statista, após o seu lançamento em Novembro de 2022, o ChatGPT alcançou mais de 1 milhão de utilizadores em cinco dias e 100 milhões de utilizadores em dois meses. Esta democratização da IA faz com que cada vez mais empresas a utilizem para otimizar os seus processos, nomeadamente nas áreas de Marketing e Vendas. Fique a par de 5 ferramentas de IA que pode usar no dia-a-dia do Marketing.

2 – Ética e Regulamentação

Quando falamos em IA é recorrente surgir o pensamento de que as máquinas vão substituir e roubar empregos aos humanos. Há também uma preocupação cada vez maior relativamente à falta de transparência relacionada com esta área. Assim, as organizações devem estar atentas às regulamentações da IA e garantir o seu cumprimento e maior transparência. Uma das últimas regulamentações feitas à IA foi o EU AI Act, aprovado pelo Parlamento Europeu, que é composto por um conjunto de ações e regulamentos necessários para a implementação de soluções de IA, de forma a promover a segurança, transparência e rastreabilidade. Tendo como objetivo regular a IA, este documento considera que os sistemas de IA devem sempre ser supervisionados por pessoas, e não por sistemas de automação, de forma a evitar resultados negativos.

3 – Novas Competências

Quanto mais ferramentas de IA são utilizadas pelas empresas, maior a necessidade de ter mão-de-obra qualificada, com novas competências, pronta para lidar com os novos desafios da IA. É necessário investir na contínua aprendizagem destas novas tecnologias, à medida que a própria tecnologia vai também evoluindo. Segundo o Fórum Económico Mundial, até 2025, a força de trabalho global exigirá mais 101 milhões de trabalhadores com competências técnicas em áreas como análise de dados, Inteligência Artificial e Machine Learning.

4 – IA na Automação e Robótica

A adoção de IA em setores como a logística e a indústria transformadora está a revolucionar o modo como estas empresas permitem oferecer uma melhor experiência ao cliente. Sobretudo através do investimento em automação, reconhecimento facial, tecnologia de voz e robótica, o tempo e os recursos são otimizados e o processo torna-se fluído. Apenas recurso à IA se torna possível responder aos novos hábitos de consumo e à popularização do comércio eletrónico.

Trace o caminho para o sucesso com especialistas em MarTech

O mundo do Marketing e da Tecnologia estão a evoluir a um ritmo frenético. Cada vez mais é importante contar com especialistas que garantem que as inovações são integradas no seio das empresas. Além disso, para que a tecnologia contribua para o sucesso do negócio, é importante que haja uma estratégia que guie a implementação, adoção e evolução dos sistemas.

Enquanto especialistas em MarTech, a Liminal oferece uma visão integrada, que une Tecnologia, Marketing e Estratégia, garantindo a adoção e a implementação bem sucedida das tecnologias de marketing, quer seja através da escolha imparcial dos sistemas certos para responder aos desafios da sua empresa, da adequação dos processos e fluxos em sistemas já existentes ou do desenho de uma estratégia de CRM & Automação que contribua para o crescimento do negócio.

liminal, martech, diagnóstico gratuito

Feedback
No rating yet
O meu feedback:

1 Comment

  1. […] é tentador questionar até que ponto este interesse se resume ao fator novidade. Mas a aderência à inteligência artificial está a causar mudanças tangíveis e duradouras na forma como as organizações operam. Quanto […]

Deixe um comentário