12 Tipos de Vídeo para usar na sua Estratégia de Marketing

Há cada vez mais marcas a dar importância ao vídeo na sua estratégia de Marketing. Esta tendência não é nova, mas a relevância dada ao vídeo em todas as plataformas de Marketing – quer seja nas redes sociais ou nos websites – é recente e cada vez mais se faz sentir. É expectável que cada vez mais marcas comecem a explorar este tipo de conteúdo, uma vez que segundo a HubSpot os vídeos são capazes de aumentar a taxa de conversão de uma landing page em 80% e 90% dos clientes dizem que os vídeos os ajudam a tomar decisões de compra.

Este é um dos motivos pelos quais grandes empresas têm comprado organizações mais pequenas relacionadas com o vídeo: o Zoom adquiriu recentemente a Liminal, uma startup americana dedicada ao vídeo, e a HubSpot adquiriu o Vidyard, por exemplo.

É também cada vez mais fácil produzir vídeos de qualidade sem necessidade de equipamentos profissionais, algo que explica a popularidade que os vídeos têm ganho nas diferentes plataformas. O vídeo é importante e poderá ser usado com diferentes finalidades na estratégia de Marketing, ajudando os clientes a evoluir ao longo da jornada de decisão. Descubra abaixo quais os tipos de vídeo que pode incorporar na sua estratégia de Marketing e como tirar proveito deste conteúdo para aumentar as vendas da sua empresa.

12 Tipos de Vídeo que pode incluir na sua Estratégia de Marketing

1 – Vídeos de Demo

Os vídeos de demo ajudam os clientes a perceber como é que o seu produto ou serviço funciona. No caso da sua empresa vender serviços, poderá fazer uma demo que explique cada passo do serviço que o cliente irá comprar através de Motion Graphics, por exemplo. Este tipo de vídeo é sobretudo usado nas fases de MoFu – Middle of the Funnel e BoFu – Bottom of the Funnel, uma vez que muitas vezes ajuda a desbloquear a decisão de compra.

2 – Vídeos Corporativos

Os vídeos corporativos são vídeos que apresentam a empresa e fornecem mais detalhes sobre a visão, missão ou valores da empresa. Podem também conter uma breve apresentação dos produtos e serviços vendidos. Este tipo de vídeo é geralmente usado nas fases do topo do funil de Marketing, sendo que o seu principal objetivo é gerar Awareness e captar a atenção do público-alvo.

3 – Vídeos de Eventos

Se a sua empresa organizou um evento como uma conferência, uma Feira ou qualquer outro tipo de evento, é uma excelente oportunidade para criar um vídeo que mostre os melhores momentos e o ambiente geral do evento. Mais uma vez, este tipo de vídeo tem como objetivo gerar Awareness e foca-se na fase inicial do topo de funil. Pode também incluir entrevistas a alguns dos convidados e, nesse caso, se se tratarem de atuais clientes, o vídeo passa a ter também um objetivo de Envolvimento, uma vez que as pessoas se irão sentir mais próximas da marca.

4 – Vídeos de Expertise

Recolher entrevistas com especialistas nalguma matéria, quer trabalhem na empresa ou sejam convidados externos, é uma excelente maneira de posicionar a sua marca como líder nalgum assunto. O principal objetivo deste tipo de vídeos é aumentar a confiança na marca e construir autoridade junto do público-alvo. Uma excelente maneira é começar por identificar os influenciadores da sua indústria e convidá-los para que partilhem o seu ponto de vista sobre um tema relevante para o seu público.

5 – Vídeos Educacionais ou de How-To

Como o nome indica, estes vídeos pretendem ensinar algo ao seu público-alvo ou explicar passo a passo como fazer alguma coisa. Este tipo de vídeos costuma ser muito usado pela indústria de software, explicando passo a passo como utilizar determinadas funcionalidades, mas pode também ser usado por outro tipo de indústrias. Estes vídeos são excelentes ferramentas para as equipas de Vendas e Apoio ao Cliente.

6 – Vídeos Explicativos

Este tipo de vídeo costuma ser usado para ajudar o público-alvo a perceber melhor porque precisa do seu produto ou serviço. Muitas vezes, esta mensagem é transmitida através de uma história fictícia no qual a persona-alvo é retratada a lidar com um desafio e que mostra como é que o produto ou serviço ajudam a ultrapassar esse desafio. É também uma ferramenta que pode ser usada pelas Vendas para ajudar a fechar negócios.

7 – Vídeos Animados

Estes vídeos são usados nas fases iniciais do funil de Marketing e são excelentes para transmitir a informação que apenas está disponível nalgum blogpost ou infográfico, por exemplo, mas de forma mais cativante. Acaba por ser mais uma forma de diversificar a comunicação e, assim, chegar a mais pessoas.

8 – Vídeos de Casos de Sucesso ou Testemunhos

Este é um dos tipos de vídeo mais importantes numa estratégia de Marketing, independentemente do setor e dimensão da empresa. Ouvir outros clientes a falar sobre como o produto e serviço resolveram os seus problemas e sobre a forma de trabalhar da empresa é uma das melhores formas de desbloquear processos de tomada de decisão e, assim, aumentar as vendas. Como tal, costumam ser usados nos estágios finais do processo de vendas.

9 – Vídeos em Direto

Os vídeos em direto podem ser usados para dar uma visão especial do dia-a-dia da empresa. É também uma das melhores formas de captar a atenção da audiência – os utilizadores assistem 8x mais a vídeos em direto do que a vídeos-on-demand. Este tipo de vídeos resulta particularmente bem numa estratégia de redes sociais e pode incluir vários conteúdos: entrevistas, apresentações, captação de imagens de um evento ao vivo, etc.

10 – Vídeos de Realidade Virtual e 360º

Nos vídeos de 360º os utilizadores fazem “scroll” para ver o conteúdo a partir de todos os ângulos – tal e qual como se estivessem presentes fisicamente. Este tipo de vídeos, que costumam ter uma forma “esférica”, permite que os utilizadores experienciem uma localização ou evento. Os vídeos de Realidade Virtual permitem que o utilizador navegue e controle a sua própria experiência. É muito usado por empresas do setor Imobiliário para fazer visitas virtuais às propriedades disponíveis para venda ou arrendamento.

11. Vídeos de Realidade Aumentada

Neste tipo de vídeo, é adicionada uma camada digital àquilo que já está presente na realidade física. Por exemplo, o IKEA permite que os seus clientes “testem” como é que os artigos irão ficar no ambiente físico ainda antes da compra ser feita – é possível apontar a câmara do telemóvel para uma divisão da casa e a realidade aumentada irá fazer aparecer o elemento de decoração no espaço. Estes vídeos enriquecem a experiência do utilizador e permitem potenciar o envolvimento com a marca.

12. Mensagens Personalizadas

Melhor do que ler um e-mail, é ver um vídeo. É esta a premissa de várias apps, como o Vidyard, que permitem criar pequenos vídeos personalizados para serem incluídos, por exemplo, em sequências de e-mail e, assim, aumentar a proximidade com o público-alvo. Esta é mais uma ferramenta que pode ser usada pela equipa de Vendas para ajudar na tomada de decisão dos clientes.

Conte com especialistas da Liminal para ajudar a incluir o Vídeo na sua estratégia de Marketing

Mais do que especialistas em tecnologias de marketing e vendas (MarTech), a Liminal tem o know-how necessário para ajudar a pensar a estratégia de Marketing e as ações que a irão apoiar ao longo do tempo.

Ajudamos a implementar projetos de Transformação Digital de Marketing e Vendas que garantem que tecnologias como CRM ou Automação de Marketing contribuem para o sucesso do seu negócio. Mas, não basta ter as tecnologias, é também necessário traçar a estratégias e as ações de Marketing e Vendas que vão ajudar o seu negócio a crescer. Poderemos ajudar a sua empresa a:

  • Traçar um Plano de Transformação Digital;
  • Perceber quais as tecnologias que melhor se adequam à sua realidade e proceder à sua implementação e personalização;
  • Acompanhar as equipas de Marketing e Vendas através de formação e suporte contínuo, garantindo a adoção do sistema e a otimização dos processos;
  • Entender quais as estratégias e ações de Marketing e Vendas que devem ser implementadas para que a tecnologia apoie as equipas na geração de leads qualificadas para o seu negócio.

Solicite um diagnóstico gratuito e descubra como poderemos ajudar a sua empresa.

Falar com especialista, Liminal

Feedback
5 de 5 estrelas. 3 votos.
O meu feedback:

Leave a Reply