A nova jornada de decisão e a automação de Marketing

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O conceito da jornada de decisão não é novo, contudo na maioria das empresas apenas as equipas de vendas usam estágios de evolução de oportunidades, muitas vezes suportados por plataformas de CRM, para planear as suas ações e estabelecer objetivos para cada uma dessas fases, de modo a chegar à venda. Este tipo controlo sobre o processo de tomada de decisão, não costumava ser usado pelo marketing, porque também não havia forma de rastrear a jornada de decisão de um comprador, até que ele estivesse nas mãos da equipe de vendas. As Plataformas de Automação de Marketing (MAP) mudaram esta situação, permitindo um conhecimento profundo sobre cada uma das fases do processo de decisão em que os seus clientes se encontram, por exemplo, através de mecanismos de lead tracking.

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A automação de marketing é a ferramenta utilizada para permanecer relevante durante toda a jornada do comprador e o ciclo de vendas. Ao rastrear leads e automatizar as comunicações, a Automação de Marketing dá ás empresas a possibilidade de se tornarem pertinentes em todos os seus canais.

Atualmente, a maior parte da jornada de decisão de compra é feita muito antes do consumidor entrar em contacto com um vendedor. Por exemplo, de acordo com a Mazda atualmente, os consumidores interessados em comprar um carro visitam apenas, em média, 1,2 concessionários. Há cinco anos visitavam mais de 4 concessionários antes da compra.

Para lidar com este novo comportamento é crucial que as marcas consigam ter uma visão 360º dos públicos-alvo e que acompanhem a evolução dos processos de tomada de decisão, numa relação de elevada proximidade.

Essa relação deve evoluir ao longo de 4 momentos chave, com o objetivo de Atrair, Envolver, Conquistar e Encantar, cada cliente.

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Entender que há uma jornada de decisão é o primeiro passo para a conseguir mapear e atuar sobre ela. Para o fazer com sucesso, as plataformas de automação de marketing são ferramentas imprescindíveis.

A Liminal desenvolveu uma abordagem que permite lidar com a nova experiência do consumidor, dando força ao sucesso do seu negócio, através de soluções integradas de marketing e tecnologias de automação de marketing, que geram relações magnéticas com os clientes.

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Tiago Sousa, LiminalTiago J. C. Sousa
Managing Partner
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4 Comments

  1. […] automação de Marketing permitem-lhe ter um conhecimento profundo sobre cada uma das fases do processo de decisão (Atrair, Envolver, Conquistar, Encantar) e perceber em qual é que os seus clientes se encontram […]

  2. […] de questões intimamente ligadas com o comportamento do consumidor, é uma tendência real o contar histórias, e cada vez mais, e saber contar a história cada vez […]

  3. […] que há uma diminuição do número de potenciais clientes à medida que estes avançam pelas fases de decisão; e que o número de marcas em consideração pelo decisor é progressivamente […]

  4. […] que esses compradores percorrem e identificar os touchpoints mais importantes e desafios de cada estágio de decisão. Para o fazer há que adotar medidas de avaliação da sua satisfação e […]

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