Coimbra recebe Conferência sobre o Futuro do Marketing

Conferência Road to Marketing Technologies, IPN, futuro do marketing, coimbra
Marketeer, Liminal, startup, coimbra
Ler notícia na Marketeer e Imagens de Marca

Uma semana depois do Web Summit, Coimbra recebe uma conferência sobre o futuro do marketing e a importância de tecnologias de automação, CRM e analítica para o desenvolvimento dos negócios.

Road to Marketing Technologies” é o nome do evento que terá lugar no IPN, dia 16 de Novembro, e que servirá também para o lançamento da Liminal, a primeira startup portuguesa dedicada às Martech.

A Revolução Digital já não é novidade para as empresas portuguesas. No entanto, 78% das PME portuguesas estão ainda num estádio de desenvolvimento elementar ou inexistente de uma estratégia digital e apenas 11% começam a ter as tecnologias digitais e sociais integradas nos processos de negócio (IAPMEI, 2017).

No dia 16 de Novembro, às 17h30, o IPN – Instituto Pedro Nunes recebe a conferência “Road to Marketing Technologies”. Este evento abordará a evolução tecnológica nas empresas no alinhamento das operações de marketing com as vendas.

André Jacques, Chief Marketing Officer da Porto Business School, cotada entre as melhores do mundo pelo ranking do Financial Times, irá apresentar o caso da transformação digital do marketing nesta escola de negócios. Para André Jacques, ”a rapidez com que a tecnologia se está a desenvolver é de tal ordem, e o mundo está de tal forma hiperconectado, que é impossível termos certezas e soluções. É um mundo de constante aprendizagem.”

O tema da transformação digital no marketing e vendas é tão premente que, já em 2016, o Web Summit, a maior conferência de tecnologia do mundo, dedicou parte do seu programa para debater o novo papel do CMO – Chief Marketing Officer. Ragy Thomas, fundador da Sprinklr, empresa de gestão de redes sociais, indicava que “estamos a assistir a uma constante evolução tecnológica que contribui para a transformação digital no mundo. Mas, este processo não pode remeter-se apenas à introdução de novas tecnologias. É necessário alocá-las para colocar a experiência do consumidor acima de tudo o resto”.

De acordo com Tiago Sousa, Managing Partner da Liminal, startup especialista em Martech, “Há nova realidade de marketing e vendas imposta pela transformação digital, à qual a maioria das empresas ainda não conseguiu responder com eficácia. Os novos comportamentos de compra e a evolução tecnológica levantam desafios e oportunidades irrepetíveis.”

Os gestores sentem-se cada vez mais pressionados para conseguir mostrar o retorno sobre o investimento, num ambiente de crescente complexidade tecnológica e que exige a aprendizagem de novas competências. Segundo Tiago Sousa, “departamentos de marketing e agências de comunicação lutam para dominar um ecossistema de informação, no qual a voz do consumidor foi libertada e amplificada à escala global. Os gestores são cada vez mais pressionados pela entrega de resultados e retorno, pelo domínio de competências digitais, bem como pela gestão e integração de novas tecnologias, que rapidamente se multiplicam”.

É aqui que as tecnologias representam uma enorme oportunidade para ajudar os gestores a responder aos novos desafios da era digital. Jacinto Antunes, Managing Partner da Liminal, adiciona que “os gestores, sendo pressionados pelo reporting de resultados mensuráveis e com impacto direto no volume de negócios, têm de se munir de ferramentas digitais capazes de gerir todo o ciclo em torno dos seus clientes, através da gestão unificada das suas iniciativas de promoção, captação e fidelização, e promovendo uma Customer Experience mais personalizada e inovadora.”

É entre o Marketing e Tecnologia que residem as maiores oportunidades para as marcas, mas também onde os gestores se deparam com os maiores desafios. Segundo um estudo da Martech Industry Council, os profissionais de marketing enfrentam dificuldades relacionadas com o excesso de tecnologias (50%) e a integração entre elas (49%).

Estes e outros assuntos serão debatidos na conferência do próximo dia 16 de novembro, que dará especial destaque às oportunidades resultantes da convergência entre estratégia, marketing e tecnologias. “Road to Marketing Technologies” irá realizar-se a partir das 17h30, no dia 16 de novembro, no Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra.

A entrada é livre e as inscrições podem fazer-se aqui: https://liminal.pt/conferencia-road-to-marketing-technologies/.

Feedback
5 de 5 estrelas. 1 votos.
O meu feedback:

Deixe um comentário